Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor



1º - ABC da poupança

Terça-feira, 07.08.12

Talvez este devesse ter sido o primeiro post deste blog, mas detesto aquela inibição natural do início das coisas e resolvi começar o blog como se fosse apenas mais um post e não o primeiro post. Gosto de me dar a conhecer aos poucos e à medida que me vou sentindo confortável com o que vou partilhando.

 

Vou falar um pouco sobre o meu processo de poupança.

Primeiro tem a ver com a minha personalidade, porque detesto ser enganada e cada vez que pago mais do que eu acho que é o valor justo de algo, sinto-me enganada. Não é que não goste de gastar dinheiro, é só que gosto de gastá-lo com peso e medida.

A seguir a conjuntura económica, laboral e social. Vivemos num contexto de crise, com cada vez menos direitos para os trabalhadores e mais obrigações para com este filho pedinchão que é o Estado. A verdade é que passei a ter mais medo em relação à minha situação profissional e a como será a minha velhice. Não quero estragar dinheiro agora e andar a contar os cêntimos quando chegar a velha e além disso, quando a altura chegar a Segurança Social já deve ter falido, por isso se eu não fizer algo por mim, ninguém fará.

Em terceiro lugar, ter sido mãe e sentir que tenho uma responsabilidade acrescida para com o meu filho.

Além de tudo isso, adoro ver o «Extreme Couponing» na TV (canal TLC) e também quis brincar um bocadinho aos cupões!!!

Os Primeiros passos para a poupança:

1 - Colocar nos favoritos do PC sites de supermercados, de poupanças, descontos, ofertas, etc. (só aqueles que achei os mais inportantes e informativos. Com tanta informação a circular, temos que saber escolher as melhores fontes de informação).

2 - Arranjar cupões:

- inscrever-me nas marcas: recebi cupões da Fairy, Ariel, Dodot, Evax, Clube Nestlé - Para bebés; Pescanova; Iglo...

- Inscrever-me em sites e aplicações de cupões: para mim; couponxare (que agora está em manutenção.

- revistas com oferta de cupões: Ex: Saberes&Sabores.

- Aproveitar produtos promocionais com oferta de cupões (ex: um pack de 500gr+250gr de Flora por 3.99€ com 15€ de vales de desconto)

- Aproveitar cupões disponíveis no supermercado para usar quando o produto estiver em promoção. Tenho 3 para leite Alpro Soja e 3 para Nutella que consegui no Jumbo. Porquê 3? porque se houver uma promoção Leve3Pague2 consigo o melhor desconto. Mais do que 3 cupões acho que é ganância e impede que outras pessoas também consigam os vales.

3 - Conjugar os vales de desconto, talões de supermercado (ex: minipreço) e as promoções para obter o melhor preço possível, mas só de produtos que utilizo ou que o preço seja tão reduzido que me convença a experimentar.

4 - Registar todas as despesas, com o preço antes e depois dos descontos. Posso dizer que até agora, no total das compras que já fiz este mês, tive 30% de desconto. Ter noção de quanto poupamos é uma motivação para continuar e melhorar.

 

Ainda estou a aprender, mas estes foram os meus primeiros passos.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


calendário

Agosto 2012

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031